Na teoria dos metais de Platão, a alma humana é formada por diferentes metais que determinam certas características para o ser humano. O ser humano possui todos os três tipos de metais na alma; porém, a sociedade é estruturada com base no fato de que esses metais estão presentes em maior quantidade em certos indivíduos do que em outros. Os metais são:
- Alma de Ouro: própria dos governantes (rei-filósofo), com características de sabedoria e liderança.
- Alma de Prata: própria dos guardiões, que possuem coragem e defendem a pólis.
- Alma de Bronze: predominante na “casta” dos produtores, responsáveis pelo trabalho e produção da pólis.
É interessante então compararmos o Rei Davi com essa teoria de Platão, pois sua história e sua ascensão ao trono de Israel são um ótimo exemplo para explicar a teoria dos metais de Platão.
Quando era um simples pastor de ovelhas, o jovem Davi enfrentou grandes perigos, como ele próprio narra ao rei Saul: “Quando o teu servo apascentava as ovelhas do seu pai e vinha um leão ou um urso roubar uma ovelha do rebanho, eu o perseguia e o matava, tirando-lhe a ovelha da boca.” Essa atitude de coragem ao defender seu rebanho preparou-o para, tempos depois, enfrentar o grande Golias e salvar o povo de Israel dos filisteus. Por ordem de Deus, Davi, que agora tinha trinta anos, subiu para ocupar o trono de Israel.
- Alma de Bronze: Davi enquanto um simples pastor de ovelhas.
- Alma de Prata: Davi enfrenta Golias e defende o povo de Israel dos filisteus.
- Alma de Ouro: Rei Davi coroado rei de Israel, submetido a uma lei divina.


Deixe um comentário